quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quem são os Cientistas que sobem ao Palco de Lisboa?

Conheça os cientistas que se transformaram em actores e levam a cena a peça Os últimos dos texugos, no Jardim Botânico Tropical em Lisboa - a 24 de Setembro.


ANA CASTRO
em S. Miguel, Açores, em digressão com os Cientistas ao Palco, produção cqd


Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, doutorada em Linguística entre Lisboa e Paris, actualmente faz investigação em Aquisição da Linguagem, em especial perturbações do desenvolvimento da linguagem na criança, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, enquanto ensina fonética e linguística a futuros terapeutas da fala, no Instituto Politécnico de Setúbal.

Nos idos anos 80 a Ana entrou no musical Annie, andou em teatros no Centro Cultural de Benfica e sapateou até que os pés lhe doessem. Agora pantomima com os Cientistas ao Palco desde 2009. De resto viaja muito e adora cozinhar, o que já atrasou a sua entrada em aviões por trazer consigo uma farinha suspeita e um tabuleiro para moldar raviolis.



DANIEL CARAPAU

a jantar em Yellowstone

Licenciado e Doutorado em Bioquímica, com especialidade de Parasitologia Molecular, dedica-se ao estudo da imunologia e biologia celular da malária desde 2002, tanto em Portugal (primeiro no Instituto Gulbenkian de Ciência e actualmente no Instituto de Medicina Molecular) como nos EUA (New York University). Fez caracterização de respostas moleculares do sistema imunitário à malária em modelos animais, e também estuda mecanismos de protecção induzidos por vacinas de malária.

Alfacinha, descobriu aos 30 anos que queria ser médico. Isso ou bailarino (tarde demais) ou actor. Antes disso andou a ver outros países na Europa e na América até decidir que em Lisboa é que se está bem. Enquanto esteve fora apaixonou-se pela Ópera em Paris e Nova Iorque. E pelo Cinema a trabalhar como Voluntário em Festivais. Os destinos de férias favoritos são os Açores, Yellowstone e toda a Itália.


FRANCISCO BRANCO
32 anos, Biólogo Marinho, com mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente, a tirar doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Actualmente encontra-se a realizar acções de educação ambiental no Oceanário de Lisboa, Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, Museu Nacional de História Natural, assim como a dar formação a pescadores no ForMar.

Frequenta com gosto o teatro no TUT - Teatro da Universidade Técnica, desde 2003. Dorme com tubarões frequentemente e mantém braços e pernas intactos, a provar que os elasmobrânquios não são predadores naturais do homem.



FRANCISCO HENRIQUES
a contemplar a fluorescência celular

Engenheiro Biomédico, pertence à Unidade de Imagiologia Celular do Instituto Gulbenkian de Ciência, onde é responsável por prestar assistência técnica na operação de equipamento e por desenvolver algoritmos de análise de imagem. Encontra-se também envolvido num projecto de investigação que tem como objectivo desenvolver um sistema de avaliação da eficiência de captação fotónica de microscópios de fluorescência – se não percebeu o que isto é pode perguntar-lhe no dia 24 de Setembro, em Lisboa.

Nos seus tempos livres, quando não está a recitar texto com um lápis na boca, é provável encontrá-lo num treino de Kung-Fu To'a, com o nariz enterrado num bom livro, ou com os amigos, em amena cavaqueira, a estudar os efeitos de doses moderadas de cevada fermentada.


LUÍS RODRIGUES

27 anos, Engenheiro Electrotécnico a fazer mestrado em Energia e Ambiente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desenvolve a sua investigação no Laboratório Nacional de Energia e Geologia na área das eólicas.

Aficionado por bicicletas, dedica seus tempos livres ao BTT. Descobriu o teatro aos 10 anos actuando como um irmão malvado do pobre patinho feio.

SÓNIA NEGRÃO

em cena na Gulbenkian, durante a Noite dos Investigadores 2009

Licenciada em Engenharia Agronómica, Doutorada em Biologia, faz o pós-doutoramento ainda e sempre sobre o arroz, no Instituto de Tecnologia Química e Biológica. Agora anda a ver como tirar o stress ao dito, parece que não gosta de crescer em terrenos com sal. Miraculosamente ainda não tem os olhos em bico.

É uma mulher que gosta de tudo o que sejam actividades radicais: artes marciais, paint-ball, TT, escalada. Este ano largou o taekwondo e dedicou-se ao Krav Maga. Pelo sim pelo não, ninguém a contraria nos ensaios.


TIAGO CARNEIRO

o sorriso do dever cumprido - depois de um artigo na Nature já pode dar a volta ao mundo

32 anos, Doutorado em Biologia, faz investigação no Instituto Gulbenkian de Ciência sobre os mecanismos que levam ao aparecimento de instabilidade nos genes e a sua contribuição no aparecimento de células tumorais no laboratório de Telómeros e Estabilidade Genómica .

Para além da ciência o Tiago gosta de se divertir com os amigos, praia, desporto e claro teatro. Um dia o Tiago gostaria de dar a volta ao mundo passando pelo maior número de países possível.

VIRGÍNIA MARQUES
em cena no Teatro Nacional D. Maria II com os Cientistas ao Palco 2009, produção cqd

30 anos, Licenciada em Bioquímica, doutorada na mesma área, faz investigação no Instituto Gulbenkian de Ciência sobre mecanismos da inflamação.

Para apanhar esta falsa grega é preciso correr, parada é que nunca está. A leitura é posta em dia nos transportes públicos, e nas poucas horas que está em casa em vez de usar o sofá aproveita para o mudar de sítio. Outra vez.



----

Os últimos dos texugos
Largo dos Jerónimos, Lisboa
22h00
24 de Setembro
Entrada Livre

Argumento: Bruno Pinto e David Marçal
Texto: Bruno Pinto
Encenação: Romeu Costa
Assistência de encenação: Magda Novais
Com: Ana Castro, Daniel Carapau, Francisco Branco, Francisco Henriques, Luís Rodrigues, Sónia Negrão, Tiago Carneiro, Virgínia Marques
Cabelos: Bina Almeida
Espaço cénico, sonoplastia e luz: Magda Novais e Romeu Costa
Vídeo: Helena Rio Maior e Carla Marques
Produção: cqd/IICT
Agradecimentos: Bruno Santos, Cabeleireiro Ele e Ela, Cheila Almeida, Dino Alves, Espaço Evoé, Manuel Pereira, Maria Gonzaga Guarda Roupa, Rui Ribeiro, Patrícia Torres, Sofia Vaz, Teatro Tapa Furos

Sem comentários: