quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cafés científicos em Lisboa

Venha ver com os seus próprios olhos: cientistas sem bata branca e sem cabelo grisalho pelo ar, realidade ou ficção?

19h00-20h00 - Sara Sá (Jornalista da Visão) conversa com o investigador Pedro Lind (Universidade de Lisboa)

20h30-21h30 - Sílvia Castro (Departamento de comunicação do Instituto Gulbenkian de Ciência) conversa com o investigador António Jacinto (Instituto de Medicina Molecular)



António Jacinto obteve uma licenciatura em Bioquímica pela Universidade de Lisboa e o seu envolvimento profissional com a investigação começou em 1993 como estudante to Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina. Terminou o Doutoramento em Biologia do Desenvolvimento e Genética em 1999 e de seguida fez estudos pós doutorais na University College London a investigar movimentos morfogenéticos de tecidos e processos de cicatrização em modelos animais. Em 2002, iniciou o seu grupo de investigação no Instituto Gulbenkian de Ciência, e em 2004 passou a integrar o Instituto de Medicina Molecular, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde actualmente estuda mecanismos de reparação e regeneração de tecidos.




Pedro G. Lind é investigador no Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC) da Universidade de Lisboa (UL), onde desenvolve trabalhos nas áreas da física estatística, da matéria granular e dos sistemas complexos.

Licenciou-se em Física, na UL, em 1999, e doutorou-se em Física-Matemática, na mesma instituição, em 2003. Entre 2004 e 2005 integrou um projecto de pós-doutoramento no Institute of Computational Physics, na Universidade de Estugarda (Alemanha), onde deu aulas como Assistente nos dois anos seguintes. Lecciona actualmente cadeiras na Licenciatura e do Mestrado em Física da Faculdade de Ciências. Em 2009 foi distinguido com o «Outstanding Referee Award» da American Physical Society (APS).

Sem comentários: