quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Café/Bar Científico

Noite dos Investigadores 2010

Café/Bar Cientifico - Porto

Esta actividade é dedicada às aplicações do conhecimento científico para o aperfeiçoamento das técnicas culinárias e introdução de técnicas inovadoras em cozinha. Com uma acentuada vertente interactiva e de experimentação, pais e crianças poderão conhecer a origem e processos de alimentos e bebidas, ao mesmo tempo que contactam directamente com os investigadores.

Fig.1 - Andrea Zille, pós-doc. em Biorremediação, IBMC.INEB.

"Tenho o prazer da divulgação cientifíca", A.Z.

A vida é a variedade. Assim como o paladar pede sabores diversos, assim a alma exige novas impressões. O Café/Bar Científico promete sassear qualquer desejo, apresentando uma lista que certamente irá agradar a todos, ficam as sugestões:



Crazy Coffe
(shot) Enche-se o shot a metade com rum e em cima põe-se a emulsão de café com o whipper. Receita do creme: 325 ml café frio, 125 ml nata fresca (33% gordura), 75 g de açúcar, 2-2,5 folhas de gelatina. Adicione o açúcar no café quente até dissolver. Por a gelatina em água a amolecer, retirar e dissolver as folhas no café quente até dissolver. Adicionar o restante café frio para arrefecer um pouco. Adicione a nata e misture. Encher o whipper para formar a emulsão. A emulsão consiste na mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro líquido (a fase contínua), formando uma mistura estável. Exemplos de emulsões incluem manteiga e margarina, maionese, café expresso e alguns cosméticos. As emulsões mais conhecidas consistem em água e óleo.




Gin Expression
(copo largo + palhinha para misturar) O primeiro passo consiste em romper as membranas celulares dos morangos para facilitar a extracção do ADN. Normalmente seria utilizado um detergente mas neste caso vamos esmagar os morangos mecanicamente (baixo rendimento de ADN e elevada precipitação de pectina) para se poder beber o cocktail. A segunda etapa está relacionada com o facto do ADN se encontrar associado a proteínas. É assim necessário adicionar uma fonte de enzimas que irão digerir ou inibir (proteases, nucleases) as proteínas libertando o ADN. O ananás contém um elevado teor destas enzimas proteolíticas. Finalmente, é necessário recorrer a um método de extracção que permita separar o ADN dos outros componentes celulares. Neste caso usa-se o álcool do Gin como agente precipitante.



Red Stones
(shot) pedra de alginato de sódio com sumo de frutos vermelhos endurecido em banho de carbonato de cálcio. Põe-se a pedra no fundo do copo e enche-se com vodka limão. O alginato de sódio é o sal de sódio do ácido algínico (NaC6H7O6). Extraído das paredes celulares de algas marinhas, não tem um sabor distinguível e é usado pela indústria alimentar para aumentar a viscosidade e também como emulsionante. Para gelificar, o alginato de sódio deve reagir com íões cálcio, formando assim, um gel irreversível (não retorna ao estado líquido com o calor). Devido às suas propriedades químicas, o alginato reage com o cálcio resultando na formação da película que reveste as esferas resultantes da esferificação.



Velvet Porto

(cocktail de copo alto) Porto branco (1/4) e água tónica (3/4) : A bebida brilha debaixo da luz ultravioleta (luz negra) devido à fluorescência natural da quinina presente na água tónica. As radiações absorvidas (invisíveis ao olho humano) transformam-se em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente. A quinina é um alcalóide de gosto amargo extraído da casca de algumas plantas. Os seus sais e derivados sintéticos são utilizados no tratamento da malária.








Público Infantil/Geral
15h30 às 19h00/ 22h30 às 24h00
Praça dos Leões

Sem comentários: