quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ciência de Cadência

Noite dos Investigadores 2010

Bandas de Cientistas - Porto
22h30

Fig. 1 - Ciência de Cadência.

A banda 'Ciência de Cadência' vai participar na Noite dos Investigadores de 2010, e é formada por jovens investigadores do IBMC.INEB e da FCUP.

A heterogeneidade
cultural dos elementos que formam este colectivo ganha forma e cor na música que fazem. Música esta adornada por três guitarras (clássicas), personificada por uma voz e ritmada por percussão.

Numa profusão de estilos e ritmos, que percorrem os meandros do tango ao pop, passando por momentos numa harmoniosa e vivida bossa e elevando-nos novamente pela lírica vocal, enchem-nos os sentidos com notas e poesia.


Fig.1 - Peter Szucs, percussionista.

"I have graduated in medicine in 1998 and have a PhD in neurobiology (2003), both in Hungary. Before coming here I was doing neuroscience research in Hungary and teaching anatomy, histology and embryology in the medical university of debrecen, Hungary.
Currently I am a Ciencia 2007 researcher at IBMC, Spinal Neuronal Networks group. I am investigating the functional and anatomical organization of neuronal networks responsible for the processing of pain in the spinal cord. I am a self-tought amateur musician. Started to play percussion in 2000. My last band where I played in Hungary before coming here was called Sunday Moped and had a website: www.sundaymoped.hu"

"Formei-me em Medicina em 1998 e tirei um doutoramento em nerobiologia (2003), ambos na Hungria. Antes de vir para cá, estava a fazer pesquisa em neurociência na Hungria e ensinava anatomia, histologia e embriologia na Universidade de Medicina de Debrecen, na Hungria.
Actualmente, sou investigador de Ciência no IBMC (desde 2007), no departamento Spinal Neuronal Networks. Estou a investigar a função e a organização anatómica das redes neuronais respónsaveis pelo processamento da dor na medula espinhal. Além disso, sou um músico auto-didacta amador. Comecei a tocar percurssão em 2000. A última banda onde toquei, antes de vir para aqui, chamava-se Sunday Moped e tinham um site: www.sundaymoped.hu"

Fig.2 - Silvia Pires, vocalista.

"Sou Licenciada em Biologia, pela FCUP, desde 2008 e Mestre em Biologia em 2009. Comecei este ano com o Doutoramento em ciências Biomédicas do ICBAS.
Comecei a trabalhar no IBMC em Outubro de 2007 no grupo de Microbiologia Celular e Aplicada, onde ainda me encontro. A linha de investigação tem como base o estudo da influência do stress oxidativo na produção de metabolitos secundários. Temos como modelo de estudo bactérias pertencentes ao género Streptomyces. Os organismos pertencentes a este género são responsáveis pela produção de cerca de dois terços dos antibióticos conhecidos, sendo por isso muito importantes para a industria farmacêutica, bem como para a industrial e alimentar, entre outras".

Fig.3 - Borys Szefczyk, Guitarrista.

"Borys Szefczyk graduated from Wroclaw University of Technology in 2001 (MSc thesis) and obtained PhD in 2005 (PhD thesis). In 2000 he participated in the SOCRATES/ERASMUS Programme visiting the group of Prof. Adrian J. Mulholland at University of Bristol. In 2002 he was visiting scientist at Swiss Center for Scientific Computing, Manno, Switzerland, in group of Prof. Michele Parrinello. In 2006 Borys Szefczyk was awarded a twelve-month domestic grant for Young Scientists from the Foundation for Polish Science, extended for another year (2007). Currently, he is working in the group of Prof. M. Natalia D. S. Cordeiro at the University of Porto, Portugal".

"Borys Szefczyk graduou-se na Universidade de Wroclaw of Technology (Polónia) em 2001 e obteve o grau de doutorado em 2005, pela mesma Instituição. Em 2000 participou no Programa SOCRATES / ERASMUS sendo acolhido pelo grupo do Prof Adrian J. Mulholland da Universidade de Bristol (Reino Unido). Em 2002, trabalhou no grupo do cientista suíço Prof. Doutor Michele Parrinello no Centro de Computação Científica, Manno, na Suíça. Em 2006, Borys Szefczyk recebeu uma subvenção de doze meses para jovens cientistas da Fundação para a Ciência da Polónia, prorrogado por mais um ano (até 2007). Actualmente, trabalha no grupo da Prof. Doutora Natalia Cordeiro na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal".

Fig.4 - Nuno Henriques Franco, Guitarrista.

"Professor de Biologia e Geologia, começou um projecto de investigação o qual possibilitou às crianças do Ensino Básico a oportunidade de observar e experimentar o comportamento animal em laboratório. Gerido pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) do Porto, o projecto enfatizou tanto o método científico como o bem-estar animal. "Eu gostei porque me permitiu integrar e intercalar o conhecimento da biologia com a àrea da educação", diz Franco. A experiência levou Nuno Franco a iniciar um Ph.D. em Ciências de Animais de Laboratório, encontrando-se actualmente num programa financiado pelo IBMC".
Fonte:http://sciencecareers.sciencemag.org/career_magazine/previous_issues/articles/2010_08_13/caredit.a1000079

Fig.5 - Sandra Carvalho, Guitarrista.

"Eu tenho a licenciatura em Bioquímica (da FCUP) e estou no último ano do doutoramento. Trabalho com um parasita que se chama Leishmania infantum e que, em Portugal, afecta cães, crianças (daí o nome infantum) e pessoas com o sistema imune debilitado. Esta espécie é uma das causadoras da forma visceral da doença leishmaniose, que pode levar à morte se o tratamento não for atempado. O objectivo do meu trabalho é perceber de que forma o parasita internaliza os metais que necessita para a sua sobrevivência, identificando e caracterizando as moléculas transportadoras".


Os 'Ciência de Cadência' apresentam a seguinte Playlist, para a Noite dos Investigadores 2010:

1º - Passoka
2º - Summertime ( Ella Fitzgerald)
3º - Somersault (Zero 7)
4º - Dança da solidão (Marisa Monte)
5º - Por una cabeza (Carlos Gardel)

Assista aqui a um ensaio...



Sem comentários: