sexta-feira, 23 de julho de 2010

Marionetas - Porto

Marionetas - Porto
Cientistas ao Palco - 2010

22 de Julho de 2010

No primeiro ensaio do Marionetas a criatividade imperou e encantou, ficámos com a sensação que a experiência vais ser tão interessante para quem vai participar como para quem vai assistir.

Através de uma breve introdução, a encenadora Filipa Alexandre (pertencente ao Grupo de Teatro e Marionetas Porto - Mandrágora) começou por cativar e aproximar o colectivo através de uma apresentação do material de trabalho (Marionetas e outros adereços) e do próprio conceito de Marionetas:

(...) "todos nós somos crianças" ... "estes bonecos são uma espécie de alter ego em que o ser humano se pode encontrar e libertar" ... "permitem-nos um jogo, uma brincadeira, uma reminiscência do passado, da nossa meninice" ... "o boneco usa uma voz emprestada, uma voz interior".

Após uma breve introdução da relação entre o ser humano e o "boneco", começaram os exercícios de aquecimento, que se repartiram entre os movimentos fisícos e a ginástica oral (cantarolar, berrar, grunhir).

De seguida, a exploração de formas, movimentos e sombras sob um pano iluminado ditou as actividades que vão ser exploradas nestas sessões.

Fica uma amostra do que aí vem...

fig. 1 - Sombras e Mo(vi)mentos

fig.2 - Sombras e Mo(vi)mentos II



Sem comentários: