terça-feira, 24 de agosto de 2010

Origem das Quase Espécies

Fig.1 - Charles Darwin

A representação da 'Origem das Quase Espécies' foi concebida para o evento anual Noite Europeia dos Investigadores 2009, com o intuito de dar a conhecer ao público uma visão geral da teoria evolutiva de Darwin. Na obra "A Origem das Espécies", Darwin introduz o conceito de selecção natural, processo que actua de forma a preservar e acumular pequenas variações vantajosas no âmbito dos sistemas vivos. Neste sentido, afirma que, desde que a selecção natural começou a explicar a variedade, a vida deve de alguma forma estar relacionada, em última análise, tudo sofreu uma evolução a partir de uma espécie de ancestral comum.

A peça foi criada a partir das sessões entre os investigadores e uma companhia de teatro profissional de marionetas - Teatro e Marionetas de Mandrágora. Assim, as marionetas foram escolhidas devido à sua dimensão simbólica, que é facilmente apreendida pelo público jovem e incentiva a comunicação.

O tema é introduzido através dum esboço da famosa árvore evolutiva de Darwin, tendo como pano de fundo um livro onde se pode ler a 'Origem das Quase Espécies'. Os actores através da mimica fazem uma alegoria aos tempos modernos, e à pressa que os define, porém a dada altura param para pensar e questionar-se sobre o fenómeno da Evolução. De seguida, introduzem a lendária jornada de Darwin a bordo do Beagle (1832-1836) e o sucessivo desembarque numa terra recém descoberta.

As marionetas entram paulatinamente em cena como pequenas cabeças indefinidas e prontas a explorar o cenário. Enquanto isso, Darwin apresenta-se como um boneco e começa a anotar as suas descobertas numa espécie de diário. Subitamente, adormece e o público é abraçado pelo seu sonho, num subconsciênte marcado por vários pontos de interrogação dentro de um livro e a transformação de um quase caracol, uma cobra, um peixe, uma tartaruga, um pássaro e um macaco. O conceito de evolução é, portanto, aqui determinado, todos os seres vivos resultam de um ancestral comum.

No final da peça, os actores explicam à plateia que a Evolução Natural é um processo longo e no qual o ser humano é tentado a enganá-lo de forma a enfrentar as vicissitudes dos tempos modernos.

Assista aqui ao video...

Origem das Quase Espécies from IBMCINEB on Vimeo.


Sem comentários: